EMENTA
Pós Graduação em Psicanálise

SÃO PAULO

 

2019

 

SUMÁRIO

1 IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

2 APRESENTAÇÃO DO CURSO

3 JUSTIFICATIVA

4 OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

5 PÚBLICO-ALVO

6 INTERDISCIPLINARIEDADE

7 METODOLOGIA

8 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

8.1 DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

8.2 DISCIPLINA: PSICOPATOLOGIA

8.3 DISCIPLINA: SAÚDE MENTAL DA CRIANÇA

8.4 DISCIPLINA: SAÚDE MENTAL DO ADOLESCENTE

8.5 DISCIPLINA: SAÚDE MENTAL DO ADULTO

8.6 DISCIPLINA: TEORIAS DA PERSONALIDADE E DO TEMPERAMENTO

8.7 DISCIPLINA: PSICANÁLISE PARA SIGMUND FREUD E MELANIE KLEIN

8.8 DISCIPLINA: PSICANÁLISE PARA JACQUES LACAN E WILFRED BION

8.9 DISCIPLINA: PSICANÁLISE PARA CARL GUSTAV JUNG E DONALD W. WINNICOTT

9 METODOLOGIA E AVALIAÇÃO

10 CORPO DOCENTE

11 COORDENADORA DO CURSO

12 CERTIFICAÇÃO

 

 

1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

Curso: Psicanálise e Cultura – Pós-graduação Lato Sensu, em nível de Especialização.

Área: Saúde e Educação.

Habilitação: Especialista Psicanálise e Cultura.

Forma de oferta: O curso será ofertado a distância, online, via internet.

Turno de funcionamento: 24h por dia de acesso ao portal.

Número de vagas: 1000.

Periodicidade da oferta: Mensal.

Carga horária total: 360 horas.

Duração: 12 meses.

Requisitos para inscrição e matrícula: ser portador de diploma de curso de graduação em qualquer área.

Nome do coordenador do curso:  Rosemeire Valéria de Araújo.

 

2. APRESENTAÇÃO DO CURSO

No contexto do mundo contemporâneo faz-se necessário que os profissionais desenvolvam competências que permitam uma análise do comportamento humano no dia a dia, tendo como fio condutor a integração de diferentes olhares sobre a temática. Além disso, destaca-se a importância de revelar os graus de conexão existentes entre o ser humano e o ambiente no qual ele está inserido.

A Psicanálise é uma práxis iniciada por Sigmund Freud que, a partir de sua experiência clínica, constituiu um dos saberes mais importantes do século XX. Desde os primórdios, Freud destacava a importância da inclusão da psicanálise no círculo universitário.

A Psicanálise por abordar sobre o comportamento e desenvolvimento das pessoas, em geral, clama por estudos sempre atuais a fim de esclarecer as constantes inquietações que surgem quando fala-se sobre o comportamento humano.

 

3 JUSTIFICATIVA

 

Há uma grande necessidade de psicanalistas para orientar as pessoas na solução de seus problemas existenciais, tais como: fobias, ansiedades, depressões, obsessões, impulsos auto e hétero agressivos, angústias e crises de toda ordem. O profissional de Psicanálise ajudará a sociedade a ficar mais humana e a vida a ter mais sentido!

 

4. OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL

Conhecer as bases que fundamentam a teoria psicanalítica.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Estabelecer condições de pesquisa no campo psicanalítico;
  2. Identificar os principais conceitos da psicanálise articulados com a clínica;
  3. Possibilitar a interlocução entre a prática clínica e a prática no contexto institucional;
  4. Possibilitar o aprofundamento teórico do campo psicanalítico a profissionais de várias áreas;
  5. Aperfeiçoar as conexões da psicanálise com outras disciplinas.

5 PÚBLICO-ALVO

Graduados em todas as áreas, com interesse na reconstrução humana numa perspectiva integral. Profissionais da educação, saúde, psicologia, social, empresarial e eclesiástico, interessados em se especializar e aprimorar seus conhecimentos relativos a essa área.

6 INTERDISCIPLINARIEDADE

Pertencente ao núcleo de qualidade de vida, envolvendo os campos da saúde, buscando uma compreensão do inconsciente.

7 METODOLOGIA

O curso terá como metodologia: 

  1. Leituras preparatórias para cada disciplina, com a finalidade de aprofundamento dos conteúdos; 
  2. Aulas online com interação interdisciplinar;
  3. Utilização de pesquisas de campo envolvendo constatação da situação vital em diferentes contextos;
  4. Utilização de ambiente virtual de aprendizagem.

8 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Desenvolvimento Profissional 40 h
Psicopatologia 40 h
Saúde Mental da Criança 40 h
Saúde Mental do Adolescente 40 h
Saúde Mental do Adulto 40 h
Teorias da Personalidade e do Temperamento 40 h
Psicanálise para Sigmund Freud e Melanie Klein 40 h
Psicanálise para Jacques Lacan e Wilfred Bion 40 h
Psicanálise para Carl Gustav Jung e Donald W. Winnicott 40 h
TOTAL DAS DISCIPLINAS 360 h

8.1 DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Ementa: Conceito e importância da liderança. Os desafios do papel do líder. Liderando a própria carreira. Comunicação eficaz. Dar e receber feedback. Dicas para uma boa apresentação em público. Características empreendedoras. Criando o próprio negócio. Propósito na vida pessoal e profissional. Ética e moral. Dilemas éticos.

8.2 DISCIPLINA: PSICOPATOLOGIA

Ementa: Conhecendo a história da psicopatologia. O normal e o patológico. Diagnóstico psicopatológico e psicodiagnóstico. Avaliação psicodinâmica do paciente. Funções psíquicas alteradas. Estudo dos sintomas e sinais nas síndromes. Síndromes psiquiátricas. Crise, morte e suicídio.

8.3 DISCIPLINA: SAÚDE MENTAL DA CRIANÇA

Ementa: Saúde mental da criança desde os primeiros anos de vida. Saúde Mental no crescimento e desenvolvimento. Doenças mentais e a criança psicótica. Autismo e TDAH. Déficit mental e cognitivo na infância.

8.4 DISCIPLINA: SAÚDE MENTAL DO ADOLESCENTE

Ementa: Aspectos gerais da Saúde Mental do Adolescente. Gravidez na adolescência. Ansiedade, depressão e suicídio. Delinquência. Doenças mentais e psicoses na adolescência. Transtornos alimentares.

8.5 DISCIPLINA: SAÚDE MENTAL DO ADULTO

Ementa: Aspectos gerais da Saúde Mental do Adulto. Transtorno de Ansiedade Generalizado, depressão. Doenças mentais e psicoses na fase adulta. Divórcio, perdas e separações.

8.6 DISCIPLINA: TEORIAS DA PERSONALIDADE E DO TEMPERAMENTO

Ementa: A disciplina analisa as diferentes abordagens que tratam da personalidade estudando a evolução histórica e os contextos que proporcionaram o surgimento de cada teoria. A partir daí poderemos percorrer sobre as diversas concepções do homem à luz das teorias psicanalítica, comportamental, humanista, fenomenológico-existencial e aprendizagem social. Sobre os temperamentos, veremos que há uma teoria que sugere que o temperamento do ser humano está no modo como ele interage com o meio, portanto, abordaremos a constituição do temperamento, a hereditariedade, fatores externos e internos, o caráter.

8.7 DISCIPLINA: PSICANÁLISE PARA SIGMUND FREUD E MELANIE KLEIN

Ementa: A disciplina trata das principais abordagens realizadas pelos psicanalistas Sigmund Freud e Melanie Klein. Pretende levantar a importância da criação da psicanálise nos termos de Freud e trazer à reflexão as controvérsias apresentadas por Klein a partir da psicanálise freudiana. A disciplina nos oferece uma instigante proposta sobre o conhecimento do modo de representar o homem em seus aspectos psíquicos, ditando à época um modo diferenciado de tratar os desequilíbrios mentais por meio da investigação terapêutica na clínica da escuta, cujos significados da subjetividade apresentados por cada paciente levam a uma teorização como veremos em Freud. E ainda com Klein, seguidora de Freud, veremos como se deu o surgimento de uma representação diferenciada do desenvolvimento psíquico até os 3 anos de vida, a partir dos seus estudos realizados com crianças, o que nos levará a uma interessante compreensão de suas obras e teorias.

8.8 DISCIPLINA: PSICANÁLISE PARA JACQUES LACAN E WILFRED BION

Ementa: A disciplina abordará a psicanálise sobre os olhares de Lacan e Bion. Em Lacan falaremos sobre sua escola e os pilares de sua teoria, assim como o olhar voltado para a família e sua metodologia psicoterapêutica. Já em Bion conheceremos o desenvolvimento do seu trabalho e suas contribuições para a psicanálise. A disciplina possibilitará a reflexão sobre as duas teorias, suas diferenças e semelhanças, assim como trará reflexões analíticas a partir dos estudos de caso.

8.9 DISCIPLINA: PSICANÁLISE PARA CARL GUSTAV JUNG E DONALD W. WINNICOTT

Ementa: A disciplina visa focar as teorias analíticas de Jung e a psicanálise de Winnicott. Ambos com fundamentos na teoria psicanalítica desenvolveram suas observações e técnicas partindo assim para um caminho próprio que não só agregou a prática da psicanálise, mas trouxe grandes atributos e modelos diferenciados em perspectivas próprias dos estudos de cada autor. Em Jung iremos verificar a interpretação do sonho e a importância do simbolismo na constituição psíquica, e em Winnicott voltaremos a concentrarmos nos aspectos da infância e do desenvolvimento de uma psique a partir desse momento de vida.

9 METODOLOGIA E AVALIAÇÃO

A construção da aprendizagem se dá por meio do ambiente virtual, e inclui encontro presencial para realização de prova.

O conteúdo a ser desenvolvido organizar-se-á por disciplinas com cargas horárias próprias e atividades específicas como chats, fórum de discussão, contatos via e-mail, por meio dos quais os alunos poderão trocar ideias, realizar reflexões e ampliar seus conhecimentos.

As disciplinas serão disponibilizadas aos alunos por meio de mídia passível de impressão.

O material didático é elaborado especificamente para a metodologia a distância e contribui não só para a aprendizagem do aluno, como também para sua maturidade intelectual, pois propicia-lhe ampliar experiências e prosseguir na sua especialização profissional.

A avaliação do desempenho do aluno, concebida como mediadora da aprendizagem, baseia-se na realização de atividades avaliativas a distância, propostas no curso e na prova presencial, conforme determinação legal.

10 CORPO DOCENTE

O Corpo docente do curso exerce papel relevante na mediação do processo de ensino-aprendizagem e é composto profissionais com vasta experiência.

11 COORDENADORA DO CURSO

Rosemeire Valéria de Araújo: Formada em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo – (UMESP), é Formada em Pedagogia pela FAERPI, é Pós-Graduada em Psicanálise Clínica pela FAERPI; é Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela FAERPI, é Mestre em Psicanálise Clínica pela ABRAPSI

12 CERTIFICAÇÃO

O curso é autorizado pelo Ministério da Educação – MEC, por meio da Portaria nº 1.663/2006 e com validade em todo o território nacional. Atende às exigências da Resolução CNE/CES nº 01, de 6 de abril de 2018 e do Decreto Federal nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005.